quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A novela do projeto F-X2 parece não ter mais fim...

Reiniciando os trabalhos neste blog.




O relatório técnico permanece nas mãos do presidente Luís Inácio Lula da Silva, para a decisão sobre qual caça deverá equipar a Força Aérea Brasileira (FAB) em 36 novas unidades para o mais brevemente possível.


Como todos bem sabem por matérias em meu blog anterior a situação à muito tempo se coloca favorável para a França, porém esta nossa nova "parceira" (até que algo melhor se apresente para eles, ou até que o Brasil perca seu valor de utilidade ou até quando o governo Sarkozy durar) já perdeu uma oportunidade antes, no final de 2008, quando a França assinou contratos sobre submarinos e helicópteros e o F-X2 "deixado para depois".


Óbvio que nossos français amis se empenharam muito mais do que os demais concorrentes na esfera política, colocaram seu presidente na "parada" desde o início, jogaram pesado no lobby com o congresso brasileiro e com a esfera política civil do Ministério da Defesa, conseguiram até convencer o próprio Lula, com a visita de Sarkozy no 7 de Setembro de 2009 e fizeram nosso presidente enfiar os pés pelas mãos.


Agora cobra está fumando, a onça bebendo água e a porca torcendo o rabo.


Ninguém sabe o que relatório técnico disse, porém o comentário geral fica em torno de alguns pontos como:


1 - Mesmo com problemas de confiança quanto aos americanos e sobre a insuficiência material na proposta da Boeing, os norte-americanos estariam oferecendo valores menores e com uma relação custo benefício que colocaria a proposta francesa em xeque


2 - Os suecos entraram com o lobby político nos momentos finais da disputa, foram até esnobados pela esfera política do Ministério da Defesa, leia-se o ministro Nelson Jobim, mas conseguiram algum movimento e tem se esforçado ao máximo para mostrar as vantagens de seu projeto em gestação, além da quantidade de parcerias com empresas nacionais.
A SAAB e a Suécia parecem até ter dado uma virada de mesa, quando em visita à Suécia o presidente Lula foi "surpreendido" com um vídeo promocional do JAS 39 Gripen, e diz a lenda que ele ainda indagou: "Mas eu não sabia disso".


3 - Para quem precisa tanto dessa venda e investiu tanto no processo os franceses esqueceram de colocar o fator custo no jogo de maneira favorável... O RAFALE e tudo aquilo que o equipa é caro e sempre mais caro do que seus concorrentes e isso é um fator problema grande demais para ser simplesmente menosprezado.


4 - Em aspectos técnicos as aeronaves se aproximam muito, com suas vantagens e desvantagens a avaliação final tende a uma igualdade muito grande e com isso o fato custo se torna ainda mais preponderante com vitória ampla para o Gripen seguido do Super Hornet e deixando o Rafale milhas atrás.


Enfim parece que todo o esforço político costurado por Nicholas Sarkozy não vai bastar, a não ser que o presidente francês "banque" o negócio com um fortíssimo subsídio do próprio governo francês à Dassault, e pelo histórico dos últimos projetos militares franceses (Porta-Aviões Charles De Gaulle e o próprio Rafale) é meio difícil que o governo francês possa "bancar" o negócio além da esfera política.


Essa demora toda em anunciar a decisão coloca cada vez mais a decisão em 2010 e o pior é que sinto cada vez mais o cheiro de que o reaparelhamento da FAB vai vir mesmo é com uma proposta Híbrida...
Sinto que o Rafale leva o F-X2 só para não refugar com os franceses, mas o Gripen ainda vai ficar com o filão maior...


Até a palavra final sair... vamos esperar... E esperar depois dela também...
Se é que alguma palavra vai sair.

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