segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Possibilidades para o PAK-FA?



Então vamos agora com algumas imagens daquele de pode vir a ser o PAK-FA ou o T-50.


Este deverá ser o vetor para o futuro da Força Aérea Russa e também para a Indiana, sendo um caça de 5ª Geração puro sangue e podendo se tornar o segundo deste tipo em operação no mundo (após o F-22 Raptor americano).


O projeto desenvolvido originalmente pela Sukhoi e que passou a contar com a participação e apoio da Hindustan Aeronautics Limited (HAL), empresa de aviação indiana.


Todos estes conceitos, são imagens retiradas da internet, feitas por "fãs" prevendo o que eventualmente seria o desenho do PAK-FA, algumas imagens são ditas como baseadas em "rascunhos" reais da Sukhoi, porém nada foi informado oficialmente sobre o design do avião e a bem da verdade é que todo o processo em torno do PAK-FA corre em sigilo.


Algo verdadeiramente surpreendente, dadas as dificuldade financeiras nas quais a Rússia vive e o mundo "globalizado" de hoje em dia, o que seria um forte ponto para que notícias ou informações já tivessem "vazado".



Primeiro Conceito:
Um Raptor russo


Esse desenho é notavelmente semelhante ao do F-22A Raptor norte-americano, na realidade é um fan-art, porém os desenhos de asa e estabilizadores verticais e horizontais são bem característicos dos desenhos russos, especialmente dos desenhos da Sukhoi.


Considero que um modelo como esse seja muito pouco provável de ser o desenho real, principalmente devido a semelhança com o F-22 (mais notável na parte dianteira da aeronave).


É claro que o F-22, como sendo o único representante da 5ª geração de aviões de caça e como sendo o único caça "stealth" (furtivo, ou "invisível aos radares") do mundo, é o desenho à ser utilizado como base para qualquer projeto que queira rivalizar com ele, porém acho difícil que os russos façam uma "cópia" do F-22.


Segundo Conceito:
O sangue da família Flanker na 5ª Geração



Esse é o conceito mais impressionante em termos de sensação de tamanho.


É tido também por muitos "entendidos de internet" (tal como eu, rs*) como o desenho que mais provavelmente será o verdadeiro modelo T-50, até vi comentários que esta seria uma arte oficial da Sukhoi, ou fortemente baseada em informações privilegiadas.


Duvido que seja uma arte oficial, pois até o momento a Sukhoi não disponibilizou informação conclusiva alguma sobre o projeto.


Porém a idéia deste desenho é claramente baseada nos modelos da família Flanker e no S-47 Berkut (aeronave demonstradora de tecnologia da Sukhoi) com estabilizadores horizontais pequenos, e a característica da família Flanker vem no tamanho e no espaço entre os motores, suficiente para introdução de uma cauda alongada, e um "radar sobressalente".


Terceiro Conceito
Seguindo os passos do demonstrador



Esse é um modelo fortemente baseado nas características marcadas no projeto do S-47 Berkut, e a razão é óbvia.


As asas com enflechadas para frente, com estabilizadores horizontais na traseira da aeronave e canards na dianteira.


Além disso o desenho usa os estabilizadores verticais em forma de "estilete" assim como o desenho do F-22A Raptor, e as tomadas de ar e nacele do desenho são claramente baseadas no jato de 5ª Geração americano.


Quarto Conceito
Algo de realmente novo na família





Esse foi o modelo que coloquei aqui no blog anteriormente, o que eu mais gostei.


Esse desenho não tem nada de semelhança com os desenhos tradicionais das pranchetas da Sukhoi, à não ser pela peculiar tomada de ar acima das asas.


Um formato que se assemelha a asa em delta, porém sem canard e com asas em forma de estilete, esse desenho se parece mais com o conceito apresentado nos EUA para um eventual FB-22, uma versão bombardeiro do Raptor, que não tinha estabilizadores horizontais, tendo suas asas ampliadas para tomar quase toda a lateral do avião. Projeto que não se tornou realidade.


Esse modelo possuí ainda uma variante mais convencional, como segue abaixo:





Este aqui além de ter as asas e estabilizadores em forma de estilete, como o anterior, possuí uma tomada de ar convencional, abaixo das asas.


Em ambos os modelos o formato da nacele é muito semelhante ao do F-22A Raptor e o formato de asas e estabilizadores também, sendo que o segundo desenho ainda apresenta um freio aerodinâmico extremamente semelhante ao do F-22.




Momento de brincadeira...



Imagem conseguida com exclusividade do PAK-FA Sukhoi T-50 em seu primeiro vôo


Essa é uma brincadeira da internet, trata-se de uma montagem com uma imagem do YF-23 Black Window II com as marcas russas (as estrelas vermelhas), essa aeronave concorreu com o F-22 Raptor no programa ATF e essa função de "concorrer" com o Raptor agora é "teoricamente" do PAK-FA.


O post inteiro é sobre imagens irreais, somente possibilidades, "chutes" do que poderá vir à ser o novo jato de combate russo.
E meus comentários são meramente opinião sobre os desenhos.


Enjoy the party!

Nenhum comentário:

Postar um comentário