quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Meia-sola ou sola-e-meia...

Será que vem outra "meia-sola" por aí?



Parece que o Rafale pode ser a "meia-sola" do programa F-X2, tal qual o Mirage 2000-5 ao lado foi para o programa F-X o original.


O programa F-X visava originalmente o reaparelhamento do 1º GDA (Grupo de Defesa Aérea), que fica baseado em Anápolis-GO e é responsável pela defesa aérea do Planalto Central, ou seja, da capital federal.


O programa foi extremamente demorado, com uma série de reveses, o Mirage 2000 chegou a ser apontado como favorito (naquele momento concorrendo principalmente com o F-16 Americano, JAS 39 Sueco e Mig-29M Russo), mas a conclusão do processo apontou para o JAS 39 Gripen...



Final de governo Fernando Henrique, transição para governo Lula, de um partido de direita para um de esquerda e o programa foi para o saco! O resultado esquecido e o programa abortado.

Resultado foi uma solução meia-sola adotada já no governo Lula, para não deixar o 1º GDA sem capacidade operacional, os Mirage 2000-5 foram comprados em caráter de emergência e como solução provisória.


Pode ser que o RAFALE se torne a nova meia sola, devido aos aparentes "reveses" do F-X2, mas ainda pode ser que a meia sola do momento caia no colo dos JAS 39 Gripen...
Enfim...


Tudo são dúvidas nos céus do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário